terça-feira, junho 8

Inov Moz Solidário 2010


Mesmo não sendo o tipo de pessoa que tem pena dos meninos pobrezinhos em África e acha que o mundo é uma injustiça e que há os maus e os bons da fita e os malditos dos colonizadores e capitalismo e tal e tal, é impossível ficar indiferente a uma tarde passada com as crianças da Macia.

Ao fim de exactamente 3 meses depois da primeira visita à Macia onde tomamos conhecimento da vida naquela aldeia, de como se organizam, dos recursos que têm para o seu dia-a-dia e as necessidades que têm, principalmente as crianças para o seu ensino escolar, voltámos à aldeia para concretizar o trabalho que desenvolvemos entre as duas visitas.

Nestes três meses falámos com colegas, amigos, familiares, apelámos ao seu sentido solidário e conseguimos uma significativa quantia de donativos que nos permitiram adquirir o material que tínhamos definido como o mais urgente naquela aldeia.

Comprámos um quadro para as crianças do bairro Muchabje, material escolar e sapatos, para o Bairro 5 levámos também sapatos e material escolar, por fim no internato da Macia deixámos material didáctico (feito por nós!!!) para ajudar as irmãs a ensinar os meninos a ler.


Parecia Natal!!! Os miúdos todos contentes com o material novo, com os sapatos que não largaram o resto do dia, com o quadro onde escreveram logo os seus nomes com giz!

Passámos o dia a cantar e dançar com eles, saltar à corda e jogar futebol! Foi puxar da imaginação e voltar à nossa infância para inventar jogos e novas músicas para ensinar que tornou mais próximos os dois mundos, o nosso e o deles.

O projecto não termina com o nosso regresso a Portugal. Felizmente, esta iniciativa mobilizou não só estagiários do INOV Contacto mas também outros amigos residentes em Moçambique e assim tornou-se possível dar continuidade à ajuda na aldeia da Macia.



Obrigada a todos os que se sensibilizaram com o nosso projecto e ajudaram a gerar sorrisos em cerca de 160 crianças da Macia! :)


2 comentários:

  1. Obrigada a ti sua princesa pela dedicação e empenho :)

    ResponderEliminar
  2. Ora aqui fica um xuack em jeito de suborno (quero as fotoooos :P)

    ResponderEliminar