quarta-feira, junho 2

Bazaruto


Já passaram uns quantos dias desde que voltei de Vilankulos/Bazaruto mas não podia deixar de registar a minha passagem por mais um destino Moçambicano.
Tivesse o tempo melhor teria sido um fim de semana de paraíso. Mas também não se pode pedir muito quando se está a entrar no Inverno e a temperatura máxima é de 27º C.
Vilankulos é uma vila piscatória meio fantasma, com estradas desfeitas e meia dúzia de cafés/restaurantes, mercado central, igreja e palhotas, muitas palhotas a 5 minutos da praia. A praia, por ser utilizada maioritariamente por pescadores e seus barcos deixa pouco espaço para os veraneantes mas nem por isso a deixa menos bonita, principalmente em alturas de maré baixa.

Felizmente sábado brindou-nos com um belo sol e calor (ao contrário das previsões) e lá nos metemos nós num Speed Boat às 8h00 da manhã para passar o dia na ilha do Bazaruto. Primeira paragem foi na ilha de Benguerra, uma ilha totalmente deserta de areia clara e água azul transparente. Aí uma parte do grupo recebeu instruções sobre o mergulho no alto mar e outra parte do grupo (nós) instruções sobre snorkeling no Two Miles Reef.
Voltámos a entrar no barco, contornámos a ilha e depois de enfrentar ondas de quase dois metros, fomos deixados livremente ao lado de um muro de rochas no meio do mar. Só ao mergulhar com os nossos óculos e snorkler é que percebemos o que ali estávamos a fazer! E foi lindo! Foi nadar no meio de corais dourados e roxos, com peixes azuis e verdes e às riscas a sair do meio das rochas, com o sol a entrar pelo mar a dentro e a fazer brilhar as estrelas do mar que lentamente se movimentavam por cima da areia branca! Foi nadar dentro de um aquário, uma experiência única! 
Infelizmente não tinha máquina própria para tirar fotografias dentro de água, mas o que vi foi muito semelhante a isto:


Depois de uma hora de fascínio debaixo de água, voltámos ao barco que nos levou finalmente à ponta mais sul da ilha de Bazaruto onde mais uma vez encontrámos areia clara e água transparente mas a atracção maior era uma duna que nos recomendaram vivamente a subir, e ainda bem que o fizemos! Debaixo de algum calor e um vento cada vez mais forte lá "trepámos" a duna e chegando ao topo mais uma vez ficámos sem palavras! De um lado vimos com bastante mais clareza a cor da água azul turquesa misturada no meio dos bancos de areia branca, e do outro os diferentes verdes do Parque Natural do Arquipélago do Bazaruto. Fantástico!

Ao final de umas horas, já tínhamos o speed boat à nossa espera para nos levar novamente a terra, Vilankulos, para regressar no dia seguinte cedo a Maputo (no tal avião.....!)
Sim, apesar do clima já denunciar a chegada do Inverno, foi um fim de semana de experiências inesquecíveis!

7 comentários:

  1. O que eu gostava de ter ido convosco :)

    Kanimambo pelas fotos ;)

    ResponderEliminar
  2. não te digo que não perdeste nada mas posso dizer que pensamos mto em ti!! daqui a duas semanas lá vamos nós passear outra vez e tu desta vens connosco!!! :D

    ResponderEliminar
  3. Olá, vou de férias para moçambique com uns amigos e estamos a planear passar 2 noites em vilanculos para ir 1 dia à ilha de bazaruto e benguerra. Nas pesquisas na net encontrei o teu blog e gostava de saber se me podes ajudar com info da empresa do speedboat que apanhaste de vilanculos para as ilhas.Era exactamente essa a volta que gostavamos de fazer. Obrigada desde já. Teresa

    ResponderEliminar
  4. Olá Teresa! a empresa era a Odyssea Dive, muito simpaticos e o passeio correu muito bem. Boa viagem e diverte-te!

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada pela ajuda!:D

    ResponderEliminar
  6. Ola,

    Chamo-me Ricardo!

    Gostaria de ter o teu feedback em relação à ilha de Bazaruto e qual foi a empresa que fez o tranporte para a ilha.

    Em principio vou ficar hospedado no hotel Pestana.

    Cumps
    Ricardo

    ResponderEliminar
  7. olá Ricardo!
    quando fui ao Bazaruto fiquei em Vilankulos alojada e daí apanhei um speedboat e visitei duas ilhas (Bazaruto e outra pequena ao lado que n me recordo do nome) e fiz snorkeling no Two Miles reef que aconselho vivamente porque é uma experiencia única!! :D

    ResponderEliminar